Canavieiras : Ministério do Turismo libera medição e obras de urbanização serão retomadas


Urbanização da Orla de Canavieiras - Foto Walmir Rosário
Urbanização da Orla de Canavieiras – Foto Walmir Rosário

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, foi comunicado pelo deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMBD) que o Ministério do Turismo liberou a segunda medição da obra de urbanização da Praia da Costa, no bairro da Atalaia. A obra, que foi iniciada em janeiro de 2014, foi paralisada por falta da liberação do pagamento das medições pelo Ministério do Turismo.

Informa o prefeito, que a primeira etapa do projeto tem o custo de R$ 3.061.224,24 e abrange os trechos sul e norte da Praia da Costa, compreendendo as avenidas Beira-Mar (um quilômetro) e Tucunaré (dois quilômetros). Os recursos para a urbanização são oriundos do Ministério do Turismo, com contrapartida da Prefeitura de Canavieiras.

Explica o secretário Municipal de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, que após sanado o pagamento da segunda medição, a empresa está retomando os serviços. “O canteiro de obras já está sendo reativado e os serviços serão recomeçados com a implantação da pista de jogging”, disse o secretário.

Após a urbanização, a orla da Praia da Costa proporcionará  benefícios para a população e visitantes, principalmente para os que costumam utilizar aquela área da cidade para a prática de atividades físicas, como o ciclismo, caminhadas e exercícios físicos. “Nossa orla é um local privilegiado e a cada dia cresce sua utilização pelos moradores e pelos turistas que procuram nossa cidade para o seu lazer”, comenta o prefeito Almir Melo.

Na opinião do prefeito Almir Melo, o investimento que está sendo realizado na orla canavieirense será mais um vetor de desenvolvimento econômico e social para a cidade, pois irá ampliar os postos de trabalho em toda a cadeia produtiva do turismo. Com a urbanização, também serão implantados novos equipamentos turísticos, a exemplo de pousadas, restaurantes e cabanas de praias, ao longo dos trechos beneficiados.

A urbanização da orla prevê a execução dos serviços de infraestrutura de pavimentação com blocos intertravados, passeios e ciclovias ao longo dos trechos das avenidas contemplados com o projeto. A urbanização também contempla um projeto paisagístico e uma academia ao ar livre.

Constam, ainda, do projeto, a construção de diversos acessórios, a exemplo de pérgolas em eucalipto, playground com equipamentos de parque infantil, dentre outros. Outra inovação será a iluminação, com braços estilizados e luminárias de LED (Diodo Emissor de Luz) considerado a primeira Tecnologia em Iluminação verdadeiramente nova nos últimos 100 anos.