Faltam nomes e articulação política de oposição em Ilhéus


Por Jamesson Araújo

cadeA situação política de Ilhéus é de extrema carência de nomes, principalmente da direita, para concorrer ao palácio Paranaguá.

Conversando com um deputado estadual da oposição, chegamos a uma seguinte conclusão: que apesar dos governos federais e estaduais, Dilma e Rui, juntamente o aliado PP na conjuntura municipal com o prefeito Jabes Ribeiro, terem um desgaste enorme em Ilhéus, apenas um partido da direita tem pretensão de lançar um nome de oposição.

Apesar de ser uma das cidades onde a oposição teve uma das melhores votações nas eleições de 2014 na Bahia, com 40,23% no segundo turno, a oposição estadual que sonha em aumentar os números de cidades na sua lista de governança, esqueceu Ilhéus literalmente.

Mais de 42% dos ilheenses rechaçam o PT e seus aliados. Só quem não viu isso foi a oposição da Bahia.

Em Ilhéus os quatro primeiros nomes que lideram as pesquisas, são ligados à base governista federal e estadual, de partido da esquerda e centro. Os principais partidos da direita, PSDB e DEM estão ativos, mas esvaziados e sem organização no município, totalmente fracos, inviáveis até mesmo para colocar representantes no legislativo ilheense.

Já em Itabuna, os três primeiros nomes nas pesquisas são de partidos da oposição, Augusto Castro (PSDB), Capitão Azevedo e Fernando Gomes, ambos no DEM.

Apenas o PMDB que faz oposição estadual ao PT, já disse que vai lançar um candidato de oposição em Ilhéus. O Vice-prefeito de Ilhéus, Cacá Colchões, que é do PMDB sonha em ser o candidato de Jabes, mas o PMDB, não aceita mais comungar com a péssima administração de Jabes e quer seu candidato pela oposição.