Segue aberto cadastro de beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida em Ilhéus


As obras dos novos conjuntos habitacionais estão avançadas no município- Foto Roberto Santos Secom Ilheus.
As obras dos novos conjuntos habitacionais estão avançadas no município- Foto Roberto Santos Secom Ilheus.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), mantém aberto o cadastro para beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida, que oferece 4400 unidades habitacionais à população carente do município. Segundo o titular da SDS, Jamil Ocké, além de poder se inscrever diretamente pela internet, no endereço eletrônico www.sdsilheus.ba.gov.br, o interessado que não possui acesso fácil à grande rede pode recorrer a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que estão aptos a realizar o cadastramento. Os CRAS estão instalados nos bairros da Barra, Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Banco da Vitória e Olivença.

O programa Minha Casa, Minha Vida é financiado pelo Governo Federal através da Caixa Econômica, em parceria com o município, que se compromete a gerir o processo de inscrições, posteriormente remetido ao banco, que determina os beneficiários, além de supervisionar a entrega, ocupação e manutenção dos apartamentos.

Possuem prioridade na aquisição dos imóveis pessoas que morem em Ilhéus há mais de dois anos; que não possuam imóvel; moradores de locais de risco; núcleo familiar com renda de até 1600 reais; mulheres que são chefes de família; famílias com pessoa portadora de algum tipo de deficiência; e que more de aluguel. Entre outros critérios, é necessário que esteja cadastrado no CadÚnico, banco de dados do Governo Federal que reúne informações acerca de benefícios sociais como o Bolsa Família.

Para realizar o cadastro, presencial ou virtualmente, é importante ter em mãos todos os documentos necessários: RG e CPF do titular da inscrição e dos familiares que contribuem para a renda familiar. Também são necessárias as datas de nascimento dos membros da família. Ao concluir a inscrição, é necessário imprimir o comprovante.

Atualmente, quatro empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida estão em construção na cidade. Na Rodovia Ilhéus-Buerarema (BR 251) – conhecida como Estrada do Couto – 2.280 unidades são executadas (1.200 no Residencial Sol e Mar I e 920 no Sol e Mar II). No Conjunto Habitacional Vilela, situado no bairro Teotônio Vilela, Zona Oeste de Ilhéus, o Programa ergue 656 unidades. Já no Residencial Rio Cachoeira, no quilômetro 4 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR 415), 600 apartamentos deverão ser entregues até o próximo mês de dezembro. Por fim, no Condomínio Vida Nova, Bairro Ilhéus II, zona sul da cidade, mais 1024 residências serão edificadas.