Inema realiza Operação de fiscalização de desmatamento no sul do Estado


Nova-Imagem-7O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da sua Unidade Regional Sul- Itabuna realizou no último mês de março “Operação sequestro de carbono”. A demanda teve o objetivo de atender denúncias de desmatamentos nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Coaraci, Almadina, Itajuípe, Uruçuca, Canavieiras, Camacã, Pau Brasil e Santa Luzia, área de abrangência da UR Sul.

A operação, que contou com apoio da Cia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) e do Ministério Público da Bahia (MPBA), vistoriou 20 processos de denúncias de desmatamentos, resultando na apreensão de 5,8 m³ de madeira nativa da Mata Atlântica, 01 serra circular de bancada (artesanal), 01 moto-serra; emitidas 08 notificações, 01 embargo, 04 apreensões, 12 interdições temporárias e 07 multas.

Para o coordenador administrativo da UR Sul, Walmir do Carmo, a operação ultrapassou as expectativas, pois “atendeu às diversas denúncias de fiscalização registradas na Unidade, sendo uma forma de conter e punir os infratores responsáveis pelos diversos desmatamentos na Região Sul do Estado”.