Deputada apresenta Moção pelos 53 anos de emancipação de Floresta Azul


Floresta 1A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia a Moção de Congratulações pelos 53 anos de emancipação política de Floresta Azul, comemorado nesta quinta-feira, 23 de abril. No documento a parlamentar explica que a cidade, que nasceu do povoado que pertencia a Itabuna e mais tarde foi distrito de Ibicaraí, se tornou hoje um dos mais importantes e promissores municípios do Sul da Bahia. “Tudo isso graças à bravura do seu povo, o sentimento acolhedor da sua gente e a força de pessoas que lutam a cada dia pelo progresso e pelo desenvolvimento”.

Na Moção de Congratulações a deputada estadual relata um pouco da história de Floresta Azul, explicando que a origem do nome da cidade, dado por Manoel Peloto ao imóvel adquirido por título em 1916, é bastante discutida. Alguns historiadores afirmam ter sido o nome inspirado pela observação da mata fechada, enquanto outros o atribuem às baronesas em flor que cobriam o Rio Salgado. O certo é que Floresta Azul começou a surgir com a abertura da estrada Palestina-Itambé. Mais tarde o povoado que pertencia ao município de Itabuna foi elevado à condição de distrito com a emancipação de Ibicaraí, em 1953.

Em 1962 teve início o progresso de emancipação política e em 23 de abril do mesmo ano, foi sancionado pelo então governador Juracy Magalhães a Lei n.º 1686 elevando Floresta Azul à categoria de cidade. Hoje Floresta Azul se destaca pela bravura do seu povo, pelo sentimento acolhedor da sua gente e pelo desejo de crescer e buscar a cada dia o seu desenvolvimento e dias melhores para seus moradores. “

E é justamente por sua rica história, por sua importante contribuição para economia da Bahia e pela força, pela alegria e pelo sentimento acolhedor do seu povo que solicitamos a esta egrégia Casa Legislativa que possa aprovar a presente Moção de Congratulações pelo Dia da Cidade de Floresta Azul, comemorando junto com o seu povo esses 53 anos de cidadania e prestando uma justa homenagem a esse município que tanto contribuiu e ainda contribui com a história, com o desenvolvimento e com a economia da Bahia”, ressaltou Ângela Sousa. Após a aprovação, a Moção de Congratulações será encaminhada à prefeita Sandra Cardoso e também à Câmara de Vereadores..