Prefeitura de Canavieiras quer implantar polo de fruticultura


João Brasil em encontro com o presidente do CNA - Foto Divulgação
João Brasil em encontro com o presidente do CNA – Foto Divulgação

O secretário municipal da Agricultura de Canavieiras, João Brasil, participou, semana passada, em Brasília, do III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Em reunião com o presidente do CNA, João Martins, o secretário João Brasil, apresentou o pleito do prefeito Almir Melo de implantar em Canavieiras um polo de Fruticultura.

A solicitação foi acatada pelo presidente da CNA, João Martins, que autorizou, inicialmente, ao engenheiro agrônomo do órgão, José Eduardo Brandão Costa, estudos para realização de um Simpósio de Fruticultura, em conjunto com o Sindicato dos Produtores Rurais, no intuito de incentivar e fortalecer a fruticultura na zona rural de Canavieiras. “O presidente nos garantiu que desde que haja área propícia e vocação dos produtores, a CNA pode incentivar a implantação dessa nova atividade”, disse João Brasil.

Para o secretário municipal da Agricultura, o município de Canavieiras vem se destacando no cenário estadual com a implantação de novos cultivos, a exemplo da cafeicultura, abacaxi, e hortifrutigranjeiros. As culturas tradicionais, como a cacauicultura está sendo modernizada com a implantação de material genético de alta produtividade e de tolerância ao fungo da vassoura-de-bruxa.

A pecuária – de corte e leite – é outra atividade econômica quem vem sendo ampliada, inclusive com a implantação de laticínios, responsáveis pela fabricação de queijo, requeijão e outros produtos, como iogurte, manteiga, dentro outros. “Além disso, temos a piscicultura, cujos projetos aumentam a cada dia”, ressaltou João Brasil.

O segmento de agricultura familiar é outro que tem o apoio do poder público municipal, seja no acompanhamento do cadastramento das posses para a entrega do título de propriedade (definitivo), ou na assistência técnica. “Estamos acompanhando o produtor na orientação do que e como plantar, bem como colocando um trator para facilitar as tarefas dos agricultores”, informa o secretário.

Outra ação que vem sendo realizada anualmente é a distribuição de sementes, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia. Todos os anos mais de uma tonelada de sementes de feijão e milho é distribuída entre os produtores rurais, bem como mudas de cacaueiros e de essenciais florestais.