“Itabuna enfrenta racionamento de água por falta da barragem”, critica Augusto Castro


Deputado Augusto Castro.
Deputado Augusto Castro.

O deputado estadual Augusto Castro (PSDB) voltou a criticar o governo baiano pela suspensão das obras da barragem do Rio Colônia, considerada vital para melhorar o abastecimento de água em Itabuna. Segundo o parlamentar, o racionamento enfrentado hoje pela cidade poderia ser evitado se a barragem estivesse concluída.

A obra chegou a ser iniciada em 2013, mas foi abandonada pela empreiteira contratada pelo Estado. No ano passado, o governo realizou dois processos licitatórios para retomar o projeto, mas não houve empresas interessadas.

Com a barragem, estudos indicam que a capacidade de captação do sistema de abastecimento de Itabuna poderá dobrar. Hoje, com a oferta escassa, a água não chega com regularidade em muitas partes da cidade. “Além dos problemas sofridos pelos moradores, Itabuna também enfrenta dificuldades para atrair indústrias, pois a água é um dos insumos principais para muitas delas”, afirma o deputado.

No discurso, que durou cerca de dez minutos, Augusto Castro também citou outras obras programadas pelo governo para o Sul da Bahia, mas que não andaram. Entre elas, a nova ponte entre o centro e a zona sul de Ilhéus e a duplicação da rodovia Ilhéus – Itabuna.