Nível de rio afeta o abastecimento em Itabuna


Informações do Jornal A Região

crise-agua_itabunaItabuna começa a sentir os efeitos da estiagem. Várias localidades estão sem água. A região mais afetada é abastecida pela estação de tratamento de Ferradas, que capta água do Rio Cachoeira.

Ela abastece bairros como Ferradas, Urbis IV, Nova Itabuna e Jorge Amado. A captação de água em Ferradas não é feita desde a semana passada, segundo Ricardo Campos, presidente da Emasa.

A estação é responsável por captar e distribuir cerca de 250 litros de água por segundo. De acordo com o presidente da Emasa, a captação foi suspensa por causa do volume de água no Rio Cachoeira.

O nível do rio está cada vez mais baixo e não tem chovido nas cabeceiras. Os problemas no fornecimento de água começaram há duas semanas.

A situação ficou ainda mais complicada nos últimos dias com a quebra de equipamentos da Estação de Rio do Braço, em Ilhéus. A quebra foi provocada pelas fortes chuvas na área.

Campos diz que equipes da Emasa e da Coelba trabalham no conserto das peças. A estação de Rio do Braço capta cerca de 600 litros de água por segundo. Ele apelou à população para que economize água.