Professor da Uesc conquista primeiro lugar em prêmio de inovação


Os professores Alfredo Takashi Suzuki e Jorge Henrique de Oliveira Sales, da Uesc.
Os professores Alfredo Takashi Suzuki e Jorge Henrique de Oliveira Sales, da Uesc.

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) alcançou o primeiro lugar no 12º Prêmio Alcoa em Inovação em Alumínio 2015, na categoria profissional. O resultado foi divulgado sexta-feira (9), em São Paulo. O projeto vencedor, ‘Sistema Vertical de Secagem Solar’, foi desenvolvido pelos professores Jorge Henrique de Oliveira Sales, da Uesc, e Alfredo Takashi Suzuki, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de São Paulo.

Segundo o professor Jorge Sales, “este trabalho propõe um sistema para a secagem de grãos vertical, uma estufa especial, cuja altura é aproveitada para o processo de secagem, devido ao empilhamento de bandejas no interior da mesma. Isto traz algumas vantagens como redução drástica da área de secagem, redução do esforço manual devido a um mecanismo específico de fluxo de bandejas e utilização somente a energia solar”.
O Prêmio Alcoa incentiva ações inovadoras para toda a cadeia produtiva do alumínio. As equipes participantes foram avaliadas em duas fases. Na primeira, cinco equipes foram selecionadas na categoria estudante e outras cinco na categoria profissional. Na segunda etapa, as equipes finalistas receberam R$ 3 mil de subsídio para o desenvolvimento de um protótipo do projeto. Após o evento de apresentação dos projetos, a Comissão de Premiação avaliou os protótipos e definiu os vencedores.