Itabuna: Programa de Ressocialização fecha mais um ciclo e se aproxima da milésima identificação


fotoinicialdpt
Foto divulgação.

O conjunto penal de Itabuna tem recebido uma equipe de peritos em digitais (Peritos Técnicos da Polícia Civil) do Instituto de Identificação Pedro Mello – DPT, para fazer análises de características físicas dos internos com o objetivo de confeccionar as carteiras de identidade.

Esq/Dir (Diretor Adjunto Bernardo Dutra, Sub Gerente Sac Genilva Feitosa, Diretor Presídio Jácome e Alberto Durão Coordenador Sac/SSP)
Esq/Dir (Diretor Adjunto Bernardo Dutra, Sub Gerente Sac Genilva Feitosa, Diretor Presídio Jácome e Alberto Durão Coordenador Sac/SSP)

O projeto de identificação nos presídios tem gerado forte repercussão na ressocialização dos detentos, pois garante a cidadania do encarcerado, deixando-os prontos para participar de projetos educacionais e de aprendizados profissionalizantes, além de assegurar a agilidade no desenvolvimento dos inquéritos e processos criminais por causa da real e segura informação sobre a identidade ou qualificação daquele indivíduo.

O projeto foi estruturado pela diretoria geral do DPT e pela diretoria do Instituto de Identificação, recebendo todo o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária, através dos diretores Capitão PM Jácome e Bernardo Dutra, e da gerência do Sac Itabuna Saeb. As análises documentais ocorrem todos os meses, reunindo estudos detalhados das certidões de nascimento, casamento, fotografias, assinaturas e dados pessoais relevantes na individualização dos internos, como tatuagens, cicatrizes ou sinais anatômicos.

FASE PERICIAL

Os peritos em papiloscopia executam trabalhos muito precisos e minuciosos durante as avaliações e perícias nas pessoas. Graças a uma crescente modernização do Instituto de Identificação (IIPM foi transformado em uma das unidades mais informatizadas do Brasil através da implantação, pelos atuais diretores, do sistema Siida), os Peritos Técnicos operam o sistema informatizado de análises de digitais e executam comparações de pessoas de forma precisa e dinâmica

Ao coletar as digitais da comunidade carcerária, os peritos estudam cada desenho papilar, atrelam essa imagem aos códigos estaduais e federais, e por último, arquivam de maneira prática para que possam resgatá-las em tempo ágil, atendendo às necessidades sociais, civis ou criminais do estado.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Outra situação resolvida pela equipe é a confecção dos documentos de primeira via para os indivíduos que ainda não tinham RG ou qualquer outro documento no estado, e a partir desse momento, o programa o confere a cidadania e passa a ter as informações referentes àquela pessoa. Existem também casos de pessoas com dados falsos ou pertencentes a outras pessoas, corrigindo e adequando o verdadeiro cadastro ao interno analisado.

Capitão PM Jácome e o perito Alberto Durão.
Capitão PM Jácome e o perito Alberto Durão.

O coordenador do IIPM na cidade de Itabuna, o perito Alberto Durão, afirma que o projeto expediu a carteira de número 930, e tem a intenção de superar os outros anos em números de identificações, atendendo o interesse do departamento em ajudar a reintegração de pessoas ao sistema social, confirmando a preocupação com a ressocialização dos atuais gestores, Dr. Elson Jeferson e Dra. Iracilda Santos, peritos responsáveis pelo programa na Secretaria de Segurança Publica.