Canavieiras vem se destacando como destino turístico de pesca esportiva


Atualmente Canavieiras é bastante procurada por clubes de pesca e pescadores amadores de todo o mundo.
Atualmente Canavieiras é bastante procurada por clubes de pesca e pescadores amadores de todo o mundo.

Para fomentar ainda mais essa atividade, o secretário municipal de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, foi recebido nesta quinta-feira (9), em audiência pelo ministro da Pesca, Hélder Barbalho. O encontro contou com a participação do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), e juntos fizeram uma exposição de motivos para tornar Canavieiras sede de campeonatos nacionais da pesca do marlim, do robalo e de pesca de linha.

Outra solicitação feita pelo prefeito Almir Melo e entregue ao ministro Hélder Barbalho, por Almir Júnior e o deputado Federal Lúcio Vieira Lima, foi promover gestões para regularizar de licenciamento ambiental das fazendas de carcinicultura. O ministro se comprometeu a intermediar uma solução, com a participação do Governo do Estado da Bahia, alinhando as posições do Ibama e do Inema.

Logo após a audiência com o ministro da Pesca, o secretário Almir Júnior e o deputado Lúcio Vieira Lima também se reuniram com o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha. Entre os temas abordados, a construção e cais e a dragagem da foz do rio Pardo para permitir o acesso de lanchas de grande calado ao porto de Canavieiras.

Explica o prefeito Almir Melo que consolidar Canavieiras como o principal destino turístico para a prática da pesca esportiva é um das principais metas do Governo da Reconstrução. Para ele, o propósito é utilizar de forma racional e sustentável todos os recursos hídricos existentes, a exemplo do oceano, rios e manguzais, abundantes no município.

Atualmente Canavieiras é bastante procurada por clubes de pesca e pescadores amadores de todo o mundo, que aqui se exercitam em várias modalidades de pesca esportiva. A pesca do Marlim e peixes de bico, do robalo e de linha na praia são algumas das atividades mais constantes e que fazem parte do calendário turístico e esportivo da cidade.

Pesca do Marlim – Canavieiras é a única cidade brasileira a figurar entre os três melhores destinos de pesca oceânica/esportiva do mundo. A classificação foi dada pela publicação internacional Billfish Report uma das mais conceituadas. É que no litoral de Canavieiras se encontra o Royal Charlotte, considerado o melhor banco de pesca de Marlim Azul do Brasil.

Localizado a cerca 20 milhas da costa, no Royal Charlotte as embarcações encontram profundidade suficiente para a pesca dos peixes de bico. Por se encontrar num local altamente privilegiado, Canavieiras recebe – durante todo o ano – centenas de grandes lanchas e iates do mundo inteiro para a pesca do marlim.

A pesca do Marlim é considerada uma atividade esportiva sustentável, pois de acordo com o regulamento do Torneio de Pesca do Marlim promovido pelo Yacth Clube da Bahia – que este ano será realizado nos dias 13 e 14 de novembro –, os peixes são devolvidos ao mar após fisgados. A comprovação da pesca é feita por imagens para a liberação do peixe.

Pesca do Robalo – Outra atividade esportiva que tem crescido ultimamente é a pesca do robalo, que encontra nas águas estuarinas de Canavieiras o berçário ideal para sua procriação. O encontro das águas dos rios Pardo, Patipe, Salsa e Cipó e as grandes extensões de manguezais se tornam como importante fonte de vida para esse tipo de peixe.

Atualmente, Canavieiras é visitada por pescadores esportivos de diversos estados do Brasil, em várias épocas do ano, obedecendo o período destinado ao “defeso” para a preservação da espécie, cujo calendário vai de 15 de maio a 31 de julho. Em vista dos estudos e encontros realizados com os clubes e associações de pesca do robalo, apresentamos como sugestão o período de 19 a 23 de agosto para a realização de um grande campeonato nacional.

Pesca de Linha – Organizado pelo Clube de Pesca de Ilhéus (Clupersil) e apoio da Prefeitura, o Torneio de Pesca da Cidade de Canavieiras é realizado anualmente na cidade. O evento, que faz parte do calendário de eventos de Canavieiras, e é realizado na Praia da Costa, na Ilha da Atalaia.

Em sua quinta edição, este ano o Torneio será promovido nos dias 5 e 6 de dezembro e, de acordo com o regulamento, a competição será disputada em duplas. Um diferencial é que todos os peixes pescados durante o torneio são doados à entidades assistenciais de Canavieiras.

Para a realização desses eventos – que já são realizados em nível regional – Canavieiras dispõe de uma ampla infraestrutura hoteleira e de restaurantes para bem acomodar os participantes. Ressaltamos, ainda, que dispomos de uma rede de restaurantes, localizados na orla marítima e no Sítio Histórico, com extenso cardápio da gastronomia nacional e internacional.