Conta de luz na Bahia vai subir mais uma vez


 conta-de-luz-coelba-53-66Os consumidores baianos vão pagar mais um reajuste na conta de energia elétrica. O aumento de 5,6% passa a ser cobrado a partir do dia 14 de abril para os clientes residenciais.

Já os consumidores industriais e de comércio vão pagar até 9,6% a mais. Esse é o segundo aumento na conta da Coelba em pouco mais de um mês. Os reajustes foram autorizados pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Em fevereiro a Agência autorizou a Coelba a fazer um reajuste extraordinário médio de 5,4%. Além desses aumentos, os consumidores estão bancando os custos das operações mal feitas nas hidrelétricas.

Foram estabelecidas três bandeiras, sendo que na verde o consumidor está livre da taxa extra. Nas bandeiras amarela e vermelha existe a cobra de taxas, que variam de R$ 2,50 a R$ 5,50 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A bandeira só esteve vermelha até aqui e deve continuar assim pelo resto do ano. Todos os aumentos são cumulativos e devem resultar em um aumento médio de 16,5% na conta da Coelba.

*Com informações do Jornal A Região