Uesc solicita apoio do Ministério das Comunicações para projetos


Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Adélia Pinheiro, solicitou do ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.
Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, Adélia Pinheiro, e ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, solicitou ao ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, o apoio do governo federal para o programa ‘Gigasul’ e implantação da Rádio Educadora, da universidade. A reitora participou da solenidade de inauguração do programa Cidades Digitais, realizada na ultima sexta-feira (27), em Itabuna.

Berzoini informou que o ministério está à disposição para avaliar e participar dos projetos da Uesc. Durante o evento, o professor Gesil Sampaio Amarante Segundo, coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica da Uesc (NIT), do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), fez uma palestra sobre o Projeto Rede Sul-Baiana de Comunicação em alta velocidade para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Gigasul), apresentando problemas e possibilidades para a conectividade no interior da Bahia.

O ‘Gigasul’ objetiva implantar uma rede rápida para o tráfego de dados entre as instituições de ensino e pesquisa e prefeituras de Ilhéus e Itabuna, além das empresas do Polo de Informática de Ilhéus, como elemento relevante para o desenvolvimento científico-tecnológico do sul da Bahia.

Também participam do projeto a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti), Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos, Computadores, Informática e Similares de Ilhéus e Itabuna (Sinec), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Comissão Executiva do Plano Lavoura Cacaueira (Ceplac), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Informática e Eletro-Eletrônico de Ilhéus (Cepedi), Instituto Federal da Bahia (Ifba), Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Santa Casa de Itabuna, prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca.