Ibametro reprova 60% dos pescados congelados


Fiscalização acontece na capital e interior até 02 de abril e tem o objetivo de verificar se produtos largamente consumidos nesta época.
Fiscalização acontece na capital e interior até 02 de abril e tem o objetivo de verificar se produtos largamente consumidos nesta época.

Balanço parcial da Operação Páscoa, divulgado nesta quarta-feira (25), pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) revela que, dos 15 tipos de pescados congelados, examinados em laboratório, um total de 60% foram reprovados, representando sete diferentes marcas do produto.

Entre eles, estão atum, salmão, tilápia, dourado, arraia e sardinha. A fiscalização, que acontece na capital e interior do estado, até 02 de abril, objetiva verificar se produtos largamente consumidos nesta época, tais como ovos de chocolate e pescados embalados, estão sendo comercializados com a pesagem correta.

O conteúdo do produto deve pesar exatamente o que está informado na embalagem, evitando prejuízos ao consumidor.

A coordenadora do setor de pré-medidos, Cíntia Lé, revela um exemplo da fraude. “Encontramos um pescado que informava, na embalagem, que o produto continha um quilo, mas após realizarmos o processo de desglaciamento, no laboratório, verificamos o peso final de 819 gramas. Este foi o pior caso entre os produtos irregulares coletados este ano”, exemplifica a especialista em metrologia e qualidade. “Já esperava que o índice de reprovação fosse alto pelo que tenho visto. Infelizmente, pagamos mais e levamos menos. Acho que a fiscalização deve ser constante”, afirmou a empresária Maiara Leite.

Durante a fiscalização, técnicos do órgão visitam estabelecimentos comerciais, como supermercados, mercados de bairro e padarias, para coletar os itens, incluindo ainda bombons e colombas pascais. Os produtos coletados passam por análise em laboratório do órgão, na Pituba.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades, bem como os fabricantes dos produtos, terão até dez dias para apresentar defesa ao Ibametro e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888.