Estudantes são prejudicados por retirada de horário de ônibus sem um aviso prévio


Por Pablo Brandão

Empresa Viametro prejudica estudantes.Foto Thiago Santos.
Empresa ViaMetro prejudica estudantes.Foto Thiago Santos.

De acordo com uma estudante da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a linha 23 da Viametro, Teotônio Vilela/Olivença, teve o horário das 23h20 retirado de circulação. A medida foi tomada na semana passada, sem um aviso prévio: “Simplesmente parou de passar, e nós tivemos que pegar táxi para voltar para casa”, disse.

Os universitários que estudam no período noturno e moram no extremo sul de Ilhéus precisam daquele horário. Sem a linha, os estudantes estão sendo obrigados a sair mais cedo das aulas, perdendo conteúdo dado pelos professores.

Ainda segundo os jovens, o cobrador do ônibus havia dito semanas antes que a empresa pretendia tirar esse horário. Com isso, uma estudante ligou para a garagem da Viametro, buscando informações. O atendimento, porém, alegou não ter conhecimento algum do assunto, mas que se o horário realmente fosse ser retirado, haveria um aviso com duas semanas de antecedência. O que não aconteceu!

Após a retirada do horário, os universitários voltaram a ligar na empresa para falar com o gerente, que não pôde atender em nenhuma das tentativas, por estar em reunião. Em uma nova ligação, o atendimento novamente afirmou não ter conhecimento. Como é possível um horário ser retirado sem conhecimento da empresa?

Os jovens pedem não só esclarecimentos, como a volta daquele horário, pois a falta da linha está estimulando os estudantes a desistirem do curso.