Sindipoc participa do protesto de aprovados em concurso da Polícia Civil


 Candidatos aprovados cobram a homologação do certame e a convocação dos 800 classificados. Foto do Blog Bahia 24 horas.
Candidatos aprovados cobram a homologação do certame e a convocação dos 800 classificados. Foto do Blog Bahia 24 horas.

Na manhã desta segunda-feira (23) o presidente do SINDPOC (Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia), Marcos Maurício, participou da mobilização dos aprovados no concurso de 2013 em frente à Governadoria do Estado, a fim de reivindicar ao governo que homologue logo, após inicie o curso de formação para os cargos de Investigadores, Delegados e Escrivães. A etapa está atrasada.

Ao receber ligações de alguns concursados na última sexta-feira, o presidente sindical ligou para secretários de governo e subsecretários, que marcaram a reunião entre as partes para esta manhã. Os aprovados Militão, Jamile e Tiago, que fazem parte da comissão de concursados, aproveitaram a ocasião para indagar aos representantes governamentais sobre a situação do atual certame e a respeito das datas definitivas para homologação e curso de formação.

De acordo com o presidente do sindicato a Polícia civil está com um quadro deficitário e por esta razão a contratação é uma necessidade, e não complementação de pessoal. “Esse concurso tem grande importância. Cuidar somente em contratar policial militar e deixar em segundo plano a contratação de mão de obra especializada na investigação criminal gera deficiência na Segurança Pública do Estado”, observa Marcos Maurício.

Conforme Marcos, a contratação de pessoal para a corporação será incluída na pauta da reunião que deve ocorrer ainda hoje para tratar do pagamento do linear e promoção. “Os concursos da Polícia Civil e a contratação de investigadores, delegados, escrivães, peritos técnico, criminal, médico-legal e Odonto-legal devem ser priorizadas”, ressalta o sindicalista ao destacar que é necessário promover um único curso na Polícia Civil para criar um clima de equipe. “Pois nosso produto final é a investigação criminal e essa atividade é realizada por todos os integrantes dos cargos de atividade fim da Instituição”, concluiu.

O Subsecretário Martiniano Costa considerou todas as demandas apresentadas e disse que a partir de então irá monitorar o problema e fazer interferências a fim de que o pedido dos concursados seja atendido.

*Com informações da Ascom do SINDIPOC