Casos de dengue em Ilhéus cresce mais de 2.000%


Acúmulo de água em garrafas ou outro utensílio pode atrair o mosquito Aedes Aegypty -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus
Acúmulo de água em garrafas ou outro utensílio pode atrair o mosquito Aedes Aegypty -foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus

O município de Ilhéus registrou 1.455 casos de dengue entre os meses de janeiro e março deste ano. De acordo com o secretário de Saúde da cidade, Antonio Ocké, houve um crescimento de mais de 2.000% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram contabilizados 59 casos.

Segundo Ocké, os bairros da Conquista, Teotônio Vilela, Malhado e Nelson Costa registraram cerca de 50% dos casos em Ilhéus. Para o secretário, além das ações da prefeitura, é necessário que os próprios moradores se conscientizem da situação.

Mas segundo informações do Ministério da Saúde, o município de Ilhéus não mandou o LIRA (Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes Aegypt), colocando sob suspeita se o trabalho foi realmente realizado com plenitude.

Alguns agentes de endemia, em contato com o Blog Agravo, relataram que os números do Lira foram maquiados, para transparecer que o combate a dengue estava dentro de paramentos da normalidade. “A bomba estourou e mostrou que o trabalho não foi feito. Agora o secretário quer jogar a culpa na população”, salientou um agente.

Segundo a secretaria de saúde, a população deve utilizar os telefones 3234-3706 e 8881-4586 para fazer denúncias sobre a dengue, e ressalta a importância da participação de todos, promovendo a limpeza constante dos quintais, dos vasos de plantas e do acúmulo de garrafas ou de qualquer outro utensílio, que possa servir de local para a procriação do Aedes Aegypty.