Agentes penitenciários voltam a parar atividades por 24 horas na Bahia


De acordo com sindicato, 35 itens previstos no acordo foram descumpridos ou cumpridos apenas parcialmente pelo órgão. Foto Ibahia.com

Os agentes penitenciários da Bahia realizam uma paralisação de 24h nesta sexta-feira (13) para protestar contra o descumprimento de um acordo firmado com a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), em 2014. No dia 5 de março, os trabalhadores suspenderam as atividades no estado pela mesma razão.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), em janeiro de 2014 foram apresentados trinta itens de reivindicação à Seap, a exemplo da convocação dos aprovados em concurso público, mas o acordo não teria sido cumprido.

“Estamos parando pelo não compromisso do termo. No dia 11 [de março] tivemos uma reunião com a Seap e ficaram estabelecidos novos prazos. Como a Seap não tem credibilidade com os trabalhadores, mantivemos o calendário de paralisação”, afirma Reison Pimentel, coordenador do Sinspeb.

Segundo Pimentel, somente 30% do efetivo trabalha nesta sexta-feira e todas as unidades prisionais do estado foram afetadas. “Estão trabalhando para atender quatro demandas: fornecimento de alimentação, medicação de uso contínuo, atendimento médico de emergência e cumprimento de alvará de soltura”, disse.

Informações do G1/Bahia