Prefeitura de Canavieiras inicia a 2ª etapa a projeto de paisagismo


Paisagismo da Rua São Francisco - Foto Divulgação.
Paisagismo da Rua São Francisco – Foto Divulgação.

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Agricultura, está dando continuidade à execução do projeto de paisagismo em ruas e avenidas do centro da cidade. O objetivo é humanizar as vias públicas da cidade com a troca e implantação de vegetação de pequeno, médio e grande porte da flora nativa ou já adaptada à região.

O primeiro logradouro a ser beneficiado foi a rua São Francisco. Na primeira etapa, em setembro passado, a implantação do projeto de paisagismo contou com a participação do Projeto Mexa-se, sob a supervisão dos técnicos da Secretaria Municipal da Agricultura. Segundo o secretário de Agricultura, João Brasil, os próximos locais a receberem as ações são o Hospital Régis Pacheco, a Estação Rodoviária e a entrada da cidade.

Informa João Brasil, que a composição básica de um plano de urbanização e paisagismo de qualquer área depende da combinação de espécies vegetais. “Nesta segunda etapa da São Francisco, estamos plantando bougainvilles, palmeirinhas, coqueiros e recuperando a área gramada. Nesta rua não podemos utilizar plantas de grande porte, pois existe uma linha de energia de alta-tensão que atravessa todo o canteiro”, justifica o secretário.

Desde o ano passado que o prefeito Almir Melo solicitou um estudo à Secretaria da Agricultura para mudar as plantas decadentes ou inapropriadas, por espécimes da flora nativa (Mata Atlântica), alternando árvores, arbustos e plantas de pequeno porte. “Nossa intenção é implantar uma vegetação que acrescente benefícios à qualidade de vida do homem e ao meio ambiente urbano”, explicou o prefeito.