Agentes penitenciários paralisam atividades e acusam Seap de descumprir acordo


De acordo com sindicato, 35 itens previstos no acordo foram descumpridos ou cumpridos apenas parcialmente pelo órgão. Foto Ibahia.com
De acordo com sindicato, 35 itens previstos no acordo foram descumpridos ou cumpridos apenas parcialmente pelo órgão. Foto Ibahia.com

Os agentes penitenciários do Estado da Bahia paralisam as atividades nesta quinta-feira (5), por 24 horas. A categoria está concentrada na frente do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, reivindicando o cumprimento do acordo firmado entre o Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb) e a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), em maio de 2014.

Segundo o coordenador do sindicato, Reivon Pimentel, os 35 itens previstos no acordo foram descumpridos ou cumpridos apenas parcialmente pela Seap. Entre eles, a realização de um concurso público para nomear mais funcionários para a categoria.

Além da paralisação de 24 horas nesta quinta-feira (5), os agentes penitenciários preveem outros atos públicos na próxima semana caso a categoria não consiga entrar em um acordo com o Governo do Estado. “A nossa intenção é de fazer 35 paralisações nos próximos dias, que correspondem a cada item do acordo firmado no ano passado, e que não foi cumprido”, declara o coordenador do Sinspeb.”Existem menos de 200 agentes atuando nos plantões de 24 horas, em toda a Bahia, para custodiar aproximadamente 14 mil detentos. Não estamos pedindo nem o aumento do salário, e sim melhores condições de trabalho”, relata Reivon Pimentel. ( IBahia)