Sesab intervém na quebra de braço entre médicos e direção do Hospital Regional


O secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas e o diretor do Hospital Regional, Claudio Moura Costa.
O secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas deu respaldo ao diretor do Hospital Regional, Claudio Moura Costa.

Nesta terça-feira (03), o Jornal Bahia Online divulgou o boicote dos médicos a nova direção do Hospital Regional Luiz Viana Filho, que passou a exigir que todos os médicos escalados para o plantão – cerca de sete por turno – permanecessem no hospital.

No mesmo dia, o processo de aprimoramento da gestão do Hospital Luiz Viana Filho que vem sendo conduzido pelo diretor geral da unidade, Claudio Moura Costa, ganhou um reforço de peso.Com o objetivo de valorizar os profissionais de saúde, um novo modelo contratual será proposto em 90 dias pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) aos médicos do hospital, em Ilhéus.

O compromisso foi assumido pelo subsecretário estadual da Saúde, Carlos Emanuel Melo, que, por determinação do Secretário Estadual da Saúde Fabio Vilas-Boas, esteve na unidade hospitalar no mesmo dia da reportagem, reunido com Claudio Moura Costa e representantes dos médicos, a fim de atender a demanda antiga dos profissionais e ajudar a solucionar o tensionamento que vinha acontecendo nos últimos dias entre a diretoria e os profissionais.

 “Vamos avançar em um modelo de relacionamento contratual que reflita a realidade da saúde e garanta simultaneamente, a prestação de serviços aos pacientes com qualidade e remuneração adequada aos médicos”, ressaltou Carlos Emanuel.

 Na opinião do médico ortopedista Aldemir Almeida, “a presença do subsecretário na reunião com representantes dos profissionais foi fundamental para construir uma proposta de composição que atenda a todos, médicos, governo e pacientes”, afirma