Médicos boicotam direção do Hospital Regional e prejudicam população


O secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas e o diretor do Hospital Regional, Claudio Moura Costa.
O secretário estadual de Saúde, Fabio Vilas-Boas e o diretor do Hospital Regional, Cláudio Moura Costa.

Segundo informações do Jornal Bahia Online, uma parte significativa do quadro médico do Hospital Regional Luiz Viana Filho ameaça pedir demissão e o atendimento – que já não era bom – começa a ganhar contornos de “desespero” para quem precisa de atendimento.

Tudo começou quando a direção do hospital passou a exigir que todos os médicos escalados para o plantão – cerca de sete por turno – permanecessem no hospital.

Há muitos anos há um acordo “branco” entre os colegas que permite que nem todos os plantonistas fiquem na unidade. Alguns vão para “casa” e aguardam a chamada em caso de emergência. A nova direção resolveu acabar com isso. Os médicos não gostaram. E reagiram. Nesta “guerra” estabelecida, óbvio que a linha, mais uma vez, terminou quebrando para o lado mais fraco: a população que sofre a espera de atendimento.

Nesta segunda não havia nenhum pediatra atendendo a população. A informação que recebeu no Hospital Geral era de que o profissional estava de férias. Pessoas com sintomas da dengue também estão retornando da recepção do hospital. Não há médicos parta atendê-los. Além de pediatras, clínicos gerais, ortopedistas e cirurgiões também resistem à medida anunciada pelo novo diretor, o médico Cláudio Moura Costa.

Clique aqui e leia a matéria completa no Jornal Bahia Online.