Ilhéus perdeu 320 vagas de emprego em janeiro


como-tirar-carteira-de-trabalho-7A crise na economia brasileira refletiu forte na geração de empregos em Ilhéus. O município teve saldo negativo de 320 vagas. Segundo o Ministério do Trabalho, o número é um recorde negativo para o mês de janeiro nos últimos 6 anos.

Os setores que mais demitiram em Ilhéus, neste início de ano, foram serviços e comércio. Somente na área de serviços foram eliminados 281. Em janeiro, o setor contratou 250, mas demitiu outros 531 funcionários. No comércio foram cortados 135 empregos.

No primeiro mês do ano, apenas o setor da construção civil trouxe boa notícia no campo da geração de emprego, ao criar 69 novas vagas. Nos últimos 12 meses, o setor criou 790 empregos. Em segundo lugar aparecem as empresas de serviços, com 230 empregos no acumulado de 12 meses.

O saldo não foi melhor por causa do desempenho ruim em janeiro. Nos últimos 12 meses, o comércio ilheense eliminou 280 vagas. Em dezembro a economia de Ilhéus já dava sinais claros de que sofria com a crise do país.

No mês em que circula o maior volume de dinheiro, em que tradicionalmente o comércio mais vende, graças ao Natal, o município cortou 46 vagas. O mais incrível é que, destas, 26 foram eliminadas justamente no comércio.

*Com informações do Jornal A Região