Ilhéus tem posto de atendimento exclusivo para Dengue


Atendimento no PA da Dengue - Foto Alfredo Filho - Secom.
Atendimento no PA da Dengue – Foto Alfredo Filho – Secom.

Já está funcionando o Pronto Atendimento da Dengue em Ilhéus. O P.A. é um posto especialmente montado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para atender casos suspeitos de dengue. A unidade, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, fica localizada no Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE), na Rua Major Homem Del Rey, nº 100, próximo ao Hospital São Jorge, bairro Cidade Nova, Centro.

“Sob qualquer sintoma como febre, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, as pessoas devem procurar o Pronto Atendimento da Dengue”, orienta a superintendente técnica da Secretaria de Saúde, Gleiciane Birschner.  Ela informa ainda que, para um diagnóstico preciso, a unidade conta com serviço laboratorial, responsável por realizar a coleta de amostras de sangue e divulgar, no mesmo dia, o resultado do exame de sorologia para a dengue.

O P.A. da Dengue tem em sua equipe uma coordenadora, um supervisor, cinco médicos, cinco enfermeiras, seis técnicos de enfermagem/coletores e um técnico de enfermagem capacitado para coleta de isolamento viral. A iniciativa atende à determinação do Ministério da Saúde.

Gleiciane alerta a população sobre as medidas de prevenção. “É importante que a comunidade fique atenta e cuide dos seus quintais, observando se há acúmulo de água em pneus, latas e piscinas sem uso, por exemplo.”

Segundo o secretário de Saúde, Antônio Ocké, o P.A. revela o esforço da Prefeitura de Ilhéus não só para reduzir os casos de dengue na cidade, mas também para oferecer tratamento rápido e efetivo aos ilheenses infectados pelo vírus. O titular da Sesau lembra que o Levantamento de Índice Amostral (LIA), de outubro de 2014, apontou um índice de infestação predial em 5.8, “e isso, devido às chuvas daquele mês, uma vez que no mês anterior, setembro, chegamos a registrar 4.8, o que é muito bom”, afirmou.