Bebeto propõe Comissão Temporária para acompanhar demissões na Petrobras


Segundo Bebeto,  as demissões já teriam atingido cerca de 70 mil trabalhadores em todo Brasil, sendo 20 mil somente na área naval.
Segundo Bebeto, as demissões já teriam atingido cerca de 70 mil trabalhadores em todo Brasil, sendo 20 mil somente na área naval.

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB) apresentou um requerimento à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados solicitando a criação de uma Comissão Externa Temporária para acompanhar os danos causados aos milhares de trabalhadores que foram demitidos das obras das Petrobras e Estaleiros Navais, após a operação Lava Jato. Até agora, as demissões já teriam atingido cerca de 70 mil trabalhadores em todo Brasil, sendo 20 mil somente na área naval.

Ao solicitar a criação da comissão, Bebeto argumenta que “as investigações da Operação Lava Jato não se restringem à vida técnica e financeira da Petrobras e suas empreiteiras. Com a explosão do esquema, a estatal reduziu e cortou pagamentos de aditivos com as empresas, provocando uma enxurrada de demissões em todo Brasil”. Bebeto ressalta ainda que o episódio tem provocado uma expressiva desproteção social, com milhares de trabalhadores que, além de serem demitidos, ficaram sem receber parcelas de rescisões e outros direitos trabalhistas por conta da quebra das empresas. O deputado informa que são cerca de 12 mil pessoas nessas condições.

“Eu tenho batido na mesma tecla o tempo todo. O Brasil precisa tomar uma atitude urgente para resolver a questão dos trabalhadores. Os trabalhadores não podem pagam por um preço que não é deles. Mas nossa classe está sendo prejudicada demais por causa de desmandos administrativos e descalabros políticos. Nós do Congresso temos o dever de cuidar da vida dessas pessoas que vivem nas obras dando o suor para sustentar suas famílias”, desabafa.

A Comissão Externa Temporária aguarda a autorização do presidente da Câmara para sua aprovação ser votada no plenário.