Porto Sul: Deputados propõem audiência pública em Ilhéus


Pedro Tavares e Ângela Sousa querem audiência pública sobre Porto Sul em Ilhéus.
Pedro Tavares e Ângela Sousa querem audiência pública sobre Porto Sul em Ilhéus.

Os deputados estaduais Ângela Sousa (PSD) e Pedro Tavares (PMDB) participaram na manhã desta quarta-feira(25) da primeira reunião da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) da Assembleia Legislativa da Bahia onde foi discutido sobre o andamento das obras no estado.

Na oportunidade, ambos os deputados defenderam uma audiência pública em Ilhéus para discutir  as obras da Fiol e a implantação do Porto Sul, esclarecendo sobre os entraves, em que situação se encontra e o que pode ser feito para viabilizar o Complexo Intermodal, um dos maiores equipamentos de geração de emprego, renda e desenvolvimento para a região.

Para o deputado Pedro Tavares, não existe Ferrovia sem Porto, e Porto sem Ferrovia. “As pessoas estão desinformadas e totalmente desacreditadas, e por conta disso é fundamental expor o que está acontecendo. Só se vê notícias, maquetes e anúncios, mas até agora nada aconteceu. Sem o Porto Sul, a Ferrovia de 1.527 quilômetros de extensão corre o risco de ser concluída e não ter funcionalidade”, disse o peemedebista.

Ângela Sousa voltou a defender a implantação do Porto Sul, considerando os benefícios que o equipamento trará para a região, gerando milhares de empregos e atraindo diversas empresas. E a audiência pública, conforme explicou a parlamentar, será justamente para esclarecer as dúvidas sobre o andamento das obras da Fiol e como está o processo de implantação do Porto Sul.

Segundo a parlamentar, as obras da Fiol andam em ritmo acelerado, mas é preciso compreender que não haverá ferrovia sem porto, por esse motivo é necessário intensificar as discussões e buscar as soluções para os entreves para que o Porto Sul possa se tornar realidade.

Para a audiência pública deverão ser convidados representantes dos governos Estadual e Federal, do Ibama, Ministério Público Federal e Estadual, Valec e da Bahia Mineração. A proposta é também envolver a sociedade civil organizada e a comunidade regional que poderá contribuir com questionamentos e proposições para viabilizar a implantação do Porto Sul. A deputada também falou dos investimentos que estão sendo feitos na implantação da Fiol, mas é preciso que seja viabilizado o porto para o escoamento do minério e também para atrair mais empresas para a região.