Detran-BA alerta sobre vistoria de veículos com cinco anos de uso


A vistoria pode ser realizada no Detran, nos SACs Paralela ou Salvador Shopping com hora marcada (0800-0715353) ou em empresas credenciadas.
A vistoria pode ser realizada no Detran, nos SACs Paralela ou Salvador Shopping com hora marcada (0800-0715353) ou em empresas credenciadas.

A partir deste ano, todos os veículos com cinco anos de uso ou mais deverão passar pela vistoria anual do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran). De acordo com a Portaria nº 2045 do órgão, o serviço tem o propósito de garantir condições de circulação e o documento de licenciamento anual do veículo, de porte obrigatório.

De acordo com o perito do Detran, Domingos Lemos, além de garantir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), a vistoria busca “verificar características estruturais, autenticidade da identificação do veículo e se os equipamentos obrigatórios estão em perfeitas condições de funcionamento, proporcionando assim a segurança e a preservação da vida”.

A vistoria pode ser realizada no Detran, nos SACs Paralela ou Salvador Shopping com hora marcada (0800-0715353) ou em empresas credenciadas. O valor da taxa é de R$ 35,10. O proprietário que tiver o veículo reprovado deverá regularizar a situação e retornar ao órgão para nova verificação.

Os proprietários devem ficar atentos à data de vencimento do licenciamento do veículo (consultar calendário no site do Detran) e agendar previamente a vistoria, para que a documentação seja emitida no prazo, porque se um condutor com veículo não licenciado for parado em uma blitz, levará multa gravíssima, no valor de R$ 191,54, inclusão de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do recolhimento do veículo.