Bahia : Matrícula na rede estadual começa nesta terça-feira


A matrícula pode ser feito em qualquer escola estadual, de maneira simples e ágil.
A matrícula pode ser feito em qualquer escola estadual, de maneira simples e ágil.

Tudo pronto para a matrícula dos estudantes na rede estadual, que tem início nesta terça-feira (24/2) e segue até o dia 3 de março, em todas as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. A matrícula pode ser feito em qualquer escola estadual, de maneira simples e ágil. Basta, para isso, que o aluno ou o responsável se dirigira a uma unidade escolar da rede estadual, independentemente de qual o colégio que vá estudar.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, fala sobre a importância do envolvimento das famílias nesse processo. “Gostaria de convocar todos os pais, mães e responsáveis para que não deixem seus filhos fora da escola, para que possam fazer a matrícula e acompanhar a vida escolar destas crianças e jovens durante o ano letivo. Esse envolvimento de todos é fundamental para a melhoria da qualidade do ensino, conforme vem destacando o nosso governador Rui Costa ao adotar a Educação como uma prioridade da sua gestão”, afirmou o secretário.

Nas escolas, a expectativa é a de que o atendimento seja realizado com agilidade, contemplando a todos que procurarem uma vaga na rede pública estadual. A matrícula integrada, com todas as escolas operando online, acontece desde 2007, graças ao Sistema de Gestão Escolar, que contribuiu para eliminar as filas nas portas das escolas, permitindo um acesso com comodidade e segurança para as famílias e seus filhos.

A matrícula pode ser feita, também, pela internet, através do Porta da Educação www.educacao.ba.gov.br/matricula2015, para os estudantes das redes estadual e municipal, que já estão conectados com o Sistema de Gestão Escolar (SGE) da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com frequência regular até o final de 2014. Também podem se matricular, via internet, os alunos da rede estadual que não renovaram a matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar da rede.

Para efetivar a matrícula pela internet, o estudante deverá utilizar o código contido na carta de renovação ou carta informativa disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação, obedecendo ao prazo estabelecido pelo comprovante de matrícula.

Documentos – Para realizar a matrícula é preciso apresentar os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. É preciso ficar atento, também, ao calendário de matrícula da rede estadual de ensino para o ano letivo de 2015 que começa no dia 09 de março.