Discordância dentro do governo da Bahia gera atraso na construção da fábrica da JAC Motors


Projeto da fábrica de carros do grupo chinês no Polo Industrial de Camaçari.
Projeto da fábrica de carros do grupo chinês no Polo Industrial de Camaçari.

O Jornal A Tarde desta terça-feira (10), trás a informação do atraso de um ano no cronograma da construção da fabrica JAC Motors, é reflexo de uma série de contratempos, além de desentendimentos atuais no governo baiano sobre a prioridade do projeto.

Prevista para ser entregue em 2015, a fábrica da JAC Motors só deve agora ficar pronta em meados de 2016.

No momento, as obras estão emperradas por conta da análise técnica para a liberação do financiamento de R$ 120 milhões, que já havia sido aprovado pela agência de fomento estadual (Desenbahia), em setembro do ano passado. “É muito dinheiro público a ser empregado em um projeto privado e que, até por isso mesmo, precisa de uma análise mais criteriosa do nosso Comitê de Crédito”, disse a Desenbahia, por meio da sua assessoria de comunicação.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, James Correia, critica a agência de fomento estadual. “Agora, depois de um ano, quando a obra já deveria estar sendo entregue e após o financiamento aprovado, é que veio se descobrir que era muito dinheiro?”, questionou o secretário.

“Nem sequer tenho acento no Conselho da Desenbahia, mas acho que manter uma relação de clareza e transparência com o empresariado ou investidor é fundamental para o sucesso de uma política de atração de empreendimentos”, afirma Correia, completando: “Comigo, digo logo: isso posso, isso não dá e pronto”.

A JAC Motors confirmou ontem, por meio de sua assessoria de comunicação, que mesmo diante da iminência de uma crise econômica no país e dos contratempos na fase de pré-instalação, o projeto da fábrica da montadora chinesa na Bahia está mantido.