Projeto para recuperar rio Cachoeira é apresentado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento


O rio Cachoeira já foi um dos principais cartões postais de Itabuna. Hoje é chamado por muitos moradores de 'esgoto a céu aberto'.
O rio Cachoeira sofre com o descaso das autoridades, e acabou virando um grande esgoto a céu aberto.  Foto Jamesson Araújo

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e o município de Itabuna, estão unindo esforços para melhorar a qualidade de vida dos moradores. Entre as ações previstas estão recuperação de estações de tratamento de água, modernização do sistema de abastecimento, implantação de reservatórios, além da revitalização do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

A proposta foi apresentada, nesta segunda-feira (9), pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna, Lanns Almeida, durante reunião com o secretário Cássio Peixoto, no Gabinete da SIHS, onde ele falou sobre o Projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Rio Cachoeira. A área de abrangência do projeto envolve ainda os municípios Itapé e Ilhéus e já tem assegurados R$ 2,4 milhões do Fundo Nacional de Mudanças Climáticas (FNMC).

“Ao ampliar o escopo de atuação do projeto para abrigar ações de infraestrutura hídrica, podemos potencializar as ações que envolvem os recursos ambientais e oferecer à população ribeirinha melhor qualidade de vida”, avaliou o titular da SIHS.