Operação do Carnaval contará com 23 mil policiais


Cerimônia de apresentação do planejamento operacional da Segurança Pública, no Hotel Pestana, na capital baiana, que contou com a presença do governador Rui Costa.
Cerimônia de apresentação do planejamento operacional da Segurança Pública, no Hotel Pestana, na capital baiana, que contou com a presença do governador Rui Costa.

Os foliões que vão curtir o Carnaval na Bahia contarão com um esquema de segurança reforçado nos dias de festa. Um efetivo de 23.732 policiais vai atuar em Salvador – nos circuitos Dodô, Osmar, Batatinha, e nos sete bairros onde terá a folia momesca, e em mais 23 cidades do interior do estado, para garantir a ordem e a preservação da vida. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (6), durante a cerimônia de apresentação do planejamento operacional da Segurança Pública, no Hotel Pestana, na capital baiana, que contou com a presença do governador Rui Costa.

“O foco é proteger o folião que vai para a rua e o cidadão comum que só quer apreciar o Carnaval, garantindo segurança nas áreas de festa e nos acessos. A polícia baiana é reconhecida nacionalmente como uma polícia eficiente no trato de eventos de multidões. Eu não tenho dúvida de que ela vai repetir e, quem sabe, superar os resultados dos anos anteriores”, afirmou Rui Costa.

Do total de agentes militares envolvidos na segurança para a folia, 18.879 são policiais e 1.453 bombeiros militares. Também fazem parte do esquema agentes da Polícia Civil e da Polícia Técnica. A ‘Operação Folia e Paz’ conta ainda com dois helicópteros e dois aviões do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), viaturas, motos, carros e a cavalaria da PM, além de radiopatrulhamento no entorno dos circuitos, estações de transbordo e corredores de tráfego. Com investimento de R$37.365 milhões, a estratégia de segurança terá o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Parque Tecnológico da Bahia, de onde será possível monitorar os circuitos e as áreas de acesso por meio de imagens capturadas pelas 330 câmeras espalhadas – 180 estáticas e as demais instaladas em viaturas.

Nas Rodovias ao todo, 586 policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária estarão distribuídos em seis companhias de policiamento. Eles estarão responsáveis pela fiscalização dos documentos de veículos e condutores, uso de bebida alcoólica, e também por ações que visam coibir o tráfico de armas, drogas e pessoas.