PF apreende veleiro de mais de R$ 1 milhão em Ilheus


O veleiro encontra-se agora no Yacht Club de Ilhéus e será entregue à Receita Federal do Brasil.
O veleiro encontra-se agora no Iate Club de Ilhéus e será entregue à Receita Federal do Brasil.

A Polícia Federal apreendeu, na manhã deste sábado (31), um veleiro catamarã de origem francesa, avaliado em mais de R$ 1 milhão, o qual teria sido objeto de fraude em sua importação, na baía de Maraú.

O veleiro estava atracado em Ilha Bela/SP quando, em outubro de 2014, foi objeto de fiscalização da Receita Federal daquela localidade, tendo sido procedida a sua retenção e lacração. Os proprietários do veleiro violaram a lacração da Receita Federal e, sem autorização, retiraram o veleiro daquela localidade, razão pela qual a Polícia Federal passou a investigar o seu paradeiro.

Os Policiais Federais obtiveram a informação de que o veleiro pudesse estar na baía de Maraú, e no último sábado, conseguiram localizá-lo na ilha de Sapinhos. A embarcação tinha sido descaracterizada com a mudança de seu nome para dificultar a ação policial. Foi falsificado, também, a documentação do veleiro. O veleiro encontra-se agora no Iate Club de Ilhéus e será entregue à Receita Federal do Brasil.

A legislação federal proíbe a importação de veículos e embarcações usadas, razão pela qual os proprietários do veleiro responderão a inquérito policial por contrabando e inutilização de edital ou de sinal.