O PT e Lula perderam em seus berços eleitorais


Por Jamesson Araújo

dilma-e-lula-campanha-121
Lula e Dilma.

No segundo turno, já com a definição de Aécio Neves (PSDB) enfrentando Dilma (PT), a turma do PT partiu para o ataque em redes sociais e blogs, querendo mostrar a fragilidade de Aécio, que perdeu no estado que governou e tem seu reduto eleitoral, Minas Gerais. A votação em Minas foi apertada entre Dilma e Aécio, mas o PT acabou levando a melhor, conquistando o governo do estado.

Mas a mesma análise também cabe contra o PT. O seu maior líder, o presidente Lula, sofreu uma vexatória derrota em seu estado Pernambuco, onde o candidato do PSB ao governo, Paulo Câmara, impôs a diferença em mais de dois milhões de voto ao segundo colocado apoiado pelo PT e por Lula.

E o pior! Com uma bancada que chegou a 4 deputados e um senador nas eleições 2010, neste pleito, o partido não conseguiu eleger nenhum representante para o Congresso Nacional em Pernambuco.

Em São Paulo, o PT não alcançou um patamar mínimo da sigla na eleição para governador, e também perdeu a cadeira que mantinha há 24 anos no Senado, além de contabilizar a redução drástica nas bancadas estadual e federal. Mas o que mais preocupa o partido é o desempenho da presidente.

Embora tenha concentrado a campanha em São Paulo na reta final, aliado ao empenho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma teve apenas 26% dos votos dos paulistas contra 44% do tucano Aécio Neves. A presidente ficou à frente de Marina Silva, do PSB, por uma diferença de menos de 1 ponto porcentual – aproximadamente 170 mil votos.

Também pela primeira vez, desde a vitória de Lula em 2002, o PT perdeu em seu principal bastião operário da maior zona industrial do Brasil, o ABC paulista. No município de São Bernardo do Campo, onde Lula iniciou sua carreira política como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, o PT era hegemônico desde 2002. Lá, o candidato do PSDB ganhou de 40,7% contra 36,2%.

São Bernardo é a terra que projetou Lula, e local de residência do ex-presidente.

Dilma levou a melhor apenas nos municípios de Diadema (41,1%) e Rio Grande da Serra (36,7%), ambas não governadas pelo PT. Nas cidades geridas por petistas, a presidente perdeu em todas. Em Santo André deu Aécio com 40,7% contra 36,2%. Em Mauá, Marina ficou em primeiro com 36,5%, em São Caetano, Aécio liderou com 60% contra 14,9% da petista.

Pelas análises de petistas e comparação contra Aécio, podemos também afirmar que Dilma e o PT não têm condições de governar o Brasil.