Perito Papiloscopista: Local de crime e de acidente de veículo.


FOTO PAPILOSCOPISTAS Os Peritos Técnicos de Polícia Civil (Papiloscopistas) são profissionais especialistas em identificação humana e vistoria em veículos. A identificação humana ocorre através das impressões digitais, sendo responsáveis por técnicas de identificação de indivíduos muito eficientes e de baixo custo para o Estado, diferenciando pessoas de todas as demais com alta precisão. Por meio da vistoria de veículos, o perito demonstra os danos e condições técnicas de veículos, sendo de suma importância para determinar a dinâmica e a provável causa do acidente.

As pesquisas científicas realizadas por esses peritos em cenas de crime têm dado grande suporte para as polícias judiciárias revelar autorias delitivas, apresentando métodos absolutamente precisos e sustentados por estudos de respostas muito rápidas.

Os Peritos Técnicos atuam buscando vestígios que possam levá-los a infratores, investigando a cena do crime minuciosamente, com o intuito de analisar cada cômodo e cada elemento vinculado ao fato delituoso.

O vestígio papilar (fragmento de impressão digital) pode ser localizado em anteparos de superfícies lisas no geral, armas de fogo, cadeiras, mesas, portas, vidros, televisores, computadores, roupas e veículos. Depois dessa localização, o Perito Técnico necessita de reagentes e de aparelhos luminosos especiais que ajudam a revelar e destacar a impressão da superfície, o que permite uma boa coleta e posterior análise em laboratórios forenses. O uso desses reagentes é indispensável na detecção de impressões digitais ou fragmentos latentes, aqueles que oferecem dificuldades para a visualização, exigindo do profissional a execução de suas habilidades para a revelação da peça questionada e tratamento das imagens.

digitalApós a coleta, o perito realiza o “confronto papiloscópico”, realizando um estudo criterioso das impressões, comparando a peça questionada à peça padrão, determinando a identidade de pessoas no local do crime.

Em relação ao acidente de veículo, a vistoria é realizada apenas quando há vítima lesionada (fatal ou não) nos veículos envolvidos no fato, com intuito de determinar as avarias e as condições técnicas (de tráfego) do veículo, principalmente para determinar se houve culpa (negligência com o veículo) por parte do condutor ou falha mecânica.

Por outro lado, perpassando pelo pela valorização destes peritos, estes almejam e perseguem melhores rendimentos, qualificação e condições de trabalho, pois não há valorização por parte do governo estadual, que não entende a importância deste profissional para a sociedade baiana.