SINDATRAN Bahia esteve presente na aprovação da PEC dos agentes de trânsito


fotoPor Valério Bomfim

A quatro anos atrás, o SINDATRAN BAHIA realizava em Salvador o I Encontro Nacional de Agentes de Trânsito, ali, plantamos a semente da organização sindical da categoria e por consequência a organização nacional da mesma. Dali nasceram vários sindicatos e a união que nos trouxe aqui. Apresentamos naquele I Encontro, o PL 7410/2010, de autoria do deputado federal Daniel Almeida, a pedido de nosso sindicato, o SINDATRAN BAHIA.

O próprio Deputado fez a apresentação do projeto à categoria e sua tramitação, à partir daí nasceram outros projetos nacionais como do porte de arma e a própria PEC 55, hoje PEC 77, de autoria do Deputado Hugo Mota e que acaba de ser aprovada por unanimidade dos senadores da república. Hoje, com a aprovação desta matéria, temos a certeza de que a União faz a Força, que valeu a pena os esforços.

A partir de agora, a profissão de Agentes de Trânsito deverá ser estruturada em carreira , além de deixar claro que os agentes de trânsito deverão ter carreiras diversas das dos guardas municipais, desenredando a diferenciação entre as duas funções e suas responsabilidades. Além disso, o texto prevê que uma lei complementar deverá tratar inclusive, estipulando um piso salarial para os agentes de trânsito municipais.

Me sinto feliz, orgulhoso, pois fiz parte, junto com meus colegas, de todo o processo, não descansamos e nem desanimamos, como bem dito pelo senador Paim, nos momentos mais confusos e tortuosos, porque tínhamos a certeza da aprovação, porque DEUS estava conosco. O sentimento é de dever cumprido, de que não só o SINDATRAN BAHIA, ajudou a melhorar as condições de trabalho da categoria no Brasil, mas, sobretudo, a qualidade do trânsito, tornando-o mais seguro e humano e consequentemente, melhorando a qualidade de vida de todos os brasileiros e usuários das vias públicas deste país.