Augusto Castro denuncia caos em que se encontra o DPT de Itabuna


Situação do DPT de Itabuna é vexatória.
Situação do DPT de Itabuna é vexatória.

O deputado Augusto Castro (PSDB) denunciou na Assembleia Legislativa a degradação em que se encontra o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. Segundo apurado pelo deputado, as quatro geladeiras, cada uma com três gavetas, além de estarem com problema na refrigeração, não fecham direito e, portanto, não conservam os cadáveres como deviam, espalhando líquido fétido pelo chão e exalando forte odor . “ É uma falta de respeito com as pessoas que precisam ir ao DPT para reconhecer ou recolher os corpos de parentes ”, denuncia o deputado, acrescentando que a situação também é de insalubridade para os servidores da unidade. Augusto está requerendo que a Comissão de Segurança Pública da Assembleia faça uma visita ao local

A reforma do DPT de Itabuna vem sendo solicitada por Augusto Castro ao Governo do Estado desde 2011, através de ofício e Indicação. “ Há exatamente 3 anos o governador me garantiu, durante audiência, que o Departamento de Polícia Técnica seria reformado e ganharia novos equipamentos”, ressalta o deputado, que considera que a reforma foi apenas uma das promessas não cumpridas do governo. O trabalho feito não passou de algumas paredes mal pintadas e os policiais e peritos continuam sem condição de trabalho.

Para Augusto, o DPT, além de uma reforma de verdade e novos equipamentos, carece urgente de ampliação física e de funcionários. “Com a quantidade de homicídios em Itabuna não dá para o DPT receber tantos cadáveres e nem os peritos fazerem direito o trabalho deles”, critica. Como só fica um por plantão, se o perito precisar sair para um trabalho de campo, todo o trabalho no IML para, fazendo com que as famílias esperam muito tempo pela liberação dos corpos dos seus parentes.