Céu permanece encoberto e chuvoso na maior parte da Bahia neste final de semana


Mapas de Previsão
Mapas de Previsão

As condições do tempo para este final de semana, na Bahia, permanecem sem mudanças significativas, principalmente em relação à chuva. Isto se deve à contínua influência de dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas.

Um dos sistemas é uma massa de ar seco em atuação na faixa centro-oeste do estado, o que deve manter o céu ensolarado e com pouca chance de chuva, principalmente nas regiões oeste, São Francisco e parte do norte, Chapada Diamantina e sudoeste.

Na faixa centro-leste, incluindo o Recôncavo, o nordeste, o sul e a parte leste da Chapada Diamantina e sudoeste, o que mantém o céu encoberto e chuvoso são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. No entanto, a chuva mais frequente e com maior intensidade é esperada para as regiões do Recôncavo e nordeste.

De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), chuva de fraca intensidade, e em áreas isoladas, também está prevista para a região norte do estado. Nesse caso é o calor, somado ao elevado índice de umidade do ar, o principal responsável pela ocorrência de chuva.

A permanência do tempo chuvoso, aliada à proximidade do final do outono, vem sendo percebida com a redução na temperatura, situação que deve continuar nos próximos dias, quando a mínima poderá variar entre 15°C e 17°C em algumas regiões do estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina, sudoeste e oeste.

Já a maior temperatura não deve ultrapassar 33°C, máxima esperada para as regiões oeste e São Francisco. Em Salvador e região metropolitana, onde o céu continua encoberto e chuvoso, a temperatura permanecerá estável, com mínim de 21°C e máxima de 30°C.

Maré

Desta sexta-feira a domingo (23 a 25), a maré deve atingir altura máxima entre zero hora e 3h e das 12 às 15h, variando de 1,8 e 2,6 metros. Já a altura mínima deverá ser registrada entre 6 e 9h e das 18 às 21h, oscilando de 0,3 a 0,8 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca com altura máxima podendo chegar até 1,5 metro.