Policiais participam de passeata em Brasília


Os policiais lutam por melhores condições de trabalho, infraestrutura, segurança e o nivelamento do salário.
Os policiais lutam por melhores condições de trabalho, infraestrutura, segurança e o nivelamento do salário.

Centenas de policiais federais, civis e rodoviários federais de várias partes do País uniram forças para lutar pela valorização da categoria. Nesta quarta-feira, eles promoveram uma passeata no Centro do Brasília. Os policiais saíram do Museu da República em direção ao Ministério da Justiça. Com cartazes, faixas de protesto e o um trio elétrico, os policiais chamavam a atenção de quem passava pela Esplanada dos Ministérios.  

A Federação Nacional dos Policiais Federais participou da marcha. O vice-presidente da Fenapef, Luís Antônio Boudens, fez questão de discursar para os colegas. “Quero destacar aqui a união das polícias neste momento de reconstrução da carreira. É a partir desta união que vamos conseguir maior eficiência no trabalho da polícia. Para isso, precisamos aprovar a PEC 51”, disse Boudens.

Os policiais lutam por melhores condições de trabalho, infraestrutura, segurança e o nivelamento do salário. Para que haja uma valorização da carreira, os policiais civis, federais e rodoviários federais pedem também mudanças na organização das polícias. Eles reclamam do que consideram “distorções nas carreiras”, já que há servidores federais de outras áreas, como a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), que ganham salários mais altos.

Além disso, a categoria quer a elaboração de políticas públicas na área de segurança pública e a rediscussão do Estatuto da Criança e do Adolescente. Os policiais querem também que o Governo Federal e os Governos Estaduais trabalhem juntos para que haja uma reestruturação geral do atual modelo de polícia. A passeata terminou no Ministério da Justiça, onde os policiais distribuíram uma carta com as reivindicações!

Informações da Fenapef.