Pais e trabalhadores foram às ruas do Vilela denunciar problemas na educação


De acordo com os pais, alunos e trabalhadores, a educação em Ilhéus atravessa um dos momentos mais críticos e tristes de toda a sua história
De acordo com os pais, alunos e trabalhadores, a educação em Ilhéus atravessa um dos momentos mais críticos e tristes de toda a sua história

Pais, alunos e trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus foram às ruas do bairro Teotônio Vilela na tarde desta quarta-feira (21) com a proposta de denunciar a situação crítica da educação e sensibilizar a comunidade ilheense para a necessidade de apoiar a luta dos servidores, que reivindicam o pagamento do piso nacional dos professores e a reposição anual dos demais trabalhadores. A concentração foi em frente à sede Associação de Moradores e Amigos do Teotônio Vilela, seguindo em caminhada pelas principais ruas do bairro.

Por onde passava os manifestantes recebiam o apoio da comunidade, que denunciava a situação de caos na educação em Ilhéus, com as escolas destruídas, teto desabando, unidades funcionando em espaços improvisados, além da falta de merenda escolar e de transportes, mesmo com os recursos enviados mensalmente pelo Governo Federal. Um dos exemplos do descaso com a educação é no bairro Teotônio Vilela, cujas escolas Temístocles Andrade e Paulo Freire estão sem funcionar justamente porque o governo municipal resolveu fazer a reforma no período de aulas, prejudicando milhares de alunos que estão sem estudar.

De acordo com os pais, alunos e trabalhadores, a educação em Ilhéus atravessa um dos momentos mais críticos e tristes de toda a sua história. Além do desrespeito do governo municipal com as leis e com os direitos dos servidores, eles afirmam que as escolas também estão em situação caótica, sem merenda escolar, sem transporte para os estudantes e com unidades funcionando em casas improvisadas, sem as mínimas condições de trabalho. Em algumas escolas o ano letivo ainda não foi iniciado, prejudicando milhares de alunos.

“O descaso do governo municipal com o ensino em Ilhéus poderá trazer sérios prejuízos para os estudantes, inviabilizando o ano letivo e fazendo com essas crianças sejam excluídas de importantes programas sociais do Governo Federal”, alertaram. Por esse motivo, pais, alunos e trabalhadores da rede municipal decidiram se unir e ir às ruas da cidade para denunciar a grave situação do ensino público, a falta de diálogo do prefeito com os servidores e exigir mais respeito e compromisso com a educação.

Na próxima quarta-feira, à tarde, a caminhada será no distrito de Lagoa Encanta, onde dezenas de alunos estão sem estudar porque a Prefeitura não providenciou um condutor para a lancha enviada pelo Governo Federal. A embarcação está parada enquanto que os alunos estão sem estudar. A proposta dos pais, alunos e trabalhadores é realiza semanalmente uma caminhada em bairros e distritos de Ilhéus para cobrar mais respeito com a educação e melhores condições de trabalho para os servidores.