Final de semana com céu encoberto em grande parte da Bahia


tempoEntre os dias 16 (sexta-feira) e 18 de maio (domingo), as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas.

Na faixa centro- leste do Estado, que abrange as regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul e parte das regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, quem continua influenciando o tempo é a umidade vinda do Oceano Atlântico. Assim, o predomínio é de céu encoberto e chuvoso na maior parte do período. Além disso, uma frente fria que avança pelo litoral do Sudeste brasileiro também deve intensificar os ventos que sopram do Oceano, o que pode trazer mais umidade e, consequentemente, chuvas para as regiões mais próximas ao litoral.

Por outro lado, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte (que estão na faixa centro- oeste do Estado), quem deve manter o céu ensolarado e com poucas chances de chuvas é uma massa de ar seco. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite há possibilidade de ocorrer eventos isolados de chuvas fracas, principalmente, na região Norte, onde os índices de umidade do ar estão mais elevados.

Mesmo sendo outono, a segunda metade dessa estação marca o início de um período em que os índices de temperaturas começam a diminuir significativamente. Essas baixas temperaturas já poderão ser percebidas em algumas regiões do Estado, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas previstas deverão chegar aos 17°C. Ainda assim, durante o dia ainda poderão ser registradas temperaturas elevadas em algumas regiões, como no Norte, Nordeste e São Francisco, onde há previsão de até 33°C (máximas).

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, onde a previsão também é de céu encoberto e chuvoso, as temperaturas se manterão elevadas na maior parte do período, com valores variando entre 21°C (mínima) e 30°C (máxima).

Maré

Entre os dias 16 (sexta-feira) e 18 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 04h e as 06h e entre as 16h e às 18h, com valores variando de 1,9 e 2,4 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 10h e as 12h e entre as 22h e às 24h, com valores variando de 0,1 a 0,4 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar aos 2,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta

O outono é uma estação de transição entre o verão (com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas, mas de curta duração) e o inverno (com temperaturas mais amenas e com chuvas de fraca intensidade, mas com maior durabilidade). Em ambas, os Índices de Radiação Ultravioleta são elevados, como pode ser visto na previsão para o período entre os dias 16 e 18, quando deverão variar de 08 a 10, o que se recomenda o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves o que requer cuidados quanto à exposição prolongada a radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h. Pois é nesse intervalo de tempo que os efeitos danosos à saúde são maiores, o que se recomenda o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.

Informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)