Prefeitura de Ilhéus de contrato novo com a empresa das multas de Trânsito


Por Jamesson Araújo

visite-ilhéus-multaEm 2009, a empresa GCT – Gerenciamento e Controle de Trânsito desembarcou em Ilhéus no então prefeito Newton Lima, prometendo lucros exorbitantes com multas de trânsito e informatização em tempo real das infrações. Uma verdadeira pegadinha para motoristas ilheenses e turistas.

Em plena campanha eleitoral, o então candidato e hoje prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, prometeu acabar com a fábrica de multas, tecendo críticas ferrenhas ao governo Newton Lima.

“Nós não podemos transformar os semáforos em espécie de indústria de multas. Isso não é o que imaginamos”, salientou Jabes em dezembro, já vitorioso nas eleições de 2012, em entrevista ao programa O Tabuleiro.

Chegou ao poder e mudou o discurso. Logo em 2013, o contrato da GCT foi prolongando com prestação de serviço cotada em milhões.

Em abril desse ano, uma licitação modelo Pregão Presencial, foi feita e adivinha quem ganhou?

A GCT ! Com um contrato de R$ 1.890.000,00 (um milhão e oitocentos e noventa mil reais), com direito a aditivar esse valor em 30%. Também no contrato, cláusulas dão a entender que haverá implantação de mais pardais pela cidade.

Apesar de arrecadar valores astronômicos com as multas, a prefeitura alega não ter dinheiro para fazer melhorias nas vias públicas, recorrendo ao governo do estado para recapear as principais avenidas.

Tudo que envolve transporte e Trânsito no governo Jabista, é sombrio!