Pais de alunos reafirmam apoio aos trabalhadores em educação


De acordo com os pais, a educação municipal em Ilhéus está numa situação caótica.
De acordo com os pais, a educação municipal em Ilhéus está numa situação caótica.

Centenas de pais de alunos da rede municipal de Ilhéus foram às ruas da cidade na tarde desta quarta-feira (13) para manifestar o apoio aos trabalhadores em educação e denunciar a situação crítica em que se encontram as escolas. Preocupados com a educação de seus filhos, que correm o risco de terem o ano letivo inviabilizado, os pais dos alunos conclamaram o prefeito Jabes Ribeiro para que cumpra a legislação e pague não somente o piso salarial dos professores, como também a reposição anual dos demais trabalhadores em educação.

De acordo com os pais, a educação municipal em Ilhéus está numa situação caótica, com escolas destruídas, teto desabando, unidades funcionando em espaços improvisados, além da falta de merenda escolar e de transportes, mesmo com os recursos enviados mensalmente pelo Governo Federal. Eles citaram casos como o do distrito de Lagoa Encantada, onde dezenas de alunos estão sem estudar porque não existe um profissional para pilotar a lancha enviada pelo Governo Federal. Em outros distritos o ano letivo nem foi iniciado porque a Prefeitura resolveu fazer as reformas justamente no período de aulas, o que demonstra a falta de planejamento. “O que será das nossas crianças?”, questionaram.

Os pais também reconheceram a luta dos trabalhadores em educação como justa, já que estão defendendo os seus direitos a um salário mais digno. Na avaliação dos pais, uma greve trará prejuízos ainda maiores para a educação, daí a necessidade do governo municipal negociar com os trabalhadores e garantir o reajuste previsto na lei. “Nós não queremos greve, mas se não houver outra alternativa, nós estaremos apoiando os trabalhadores em educação na luta pelos seus direitos”, reafirmaram os pais.

Assembleia – De acordo com a presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda  Mendonça, a data base da categoria é janeiro de 2014 e a pauta da campanha salarial, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em educação, foi protocolada na Prefeitura de Ilhéus em dezembro do ano passado, mas até o momento o governo municipal não assinou o acordo. Uma nova assembleia dos trabalhadores será realizada nesta sexta-feira (16), às 7h30min, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), antigo Colégio Estadual de Ilhéus, para avaliar o movimento e decidir quais as medidas que serão adotadas pela categoria.