Pais manifestam apoio à luta dos trabalhadores em educação de Ilhéus


Os pais de alunos decidiram na assembleia criar uma comissão de acompanhamento da luta dos trabalhadores em educação
Os pais de alunos decidiram na assembleia criar uma comissão de acompanhamento da luta dos trabalhadores em educação

Pais, mães, avós, tios e responsáveis pelos de alunos da rede municipal de Ilhéus participaram na manhã desta quinta-feira (08) de uma assembleia realizada na Câmara Municipal, onde mais uma vez manifestaram o apoio à luta dos trabalhadores em educação pelo pagamento do piso nacional dos professores e reajuste anual dos demais servidores. Emocionados, muitos pais fizeram questão de reafirmar que a educação em Ilhéus atravessa sérias dificuldades por conta da falta de compromisso do governo municipal com o ensino público.

O pai de aluno Ailton Matos fez questão de colocar que a luta dos trabalhadores é justa e importante e que deve contar com o apoio dos responsáveis pelos estudantes. Ele listou uma série de problemas enfrentados pela educação, que vão desde a falta de merenda, transportes precários e até mesmo a estrutura física das escolas, que funcionam de forma improvisada em imóveis alugados, sem condições de trabalho e sem as mínimas condições de receber os estudantes. Luís Carlos Francisco dos Santos explicou que a falta de compromisso do governo municipal com a educação tem sido responsável por inserir os estudantes no mundo das drogas.

Dezenas de pais deram seu depoimento e reafirmaram que a culpa da situação crítica da educação em Ilhéus não é dos professores, mas sim do governo municipal. Os pais de alunos decidiram na assembleia criar uma comissão de acompanhamento da luta dos trabalhadores em educação e ficaram incumbidos em mobilizar os demais responsáveis pelos estudantes para a participação de um ato público que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 14, às 14 horas, em frente ao Instituto Municipal Euzínio Lavigne (IME-Centro).

Assembleia – Nesta sexta-feira (09), às 9 horas da manhã, na Câmara de Vereadores, os trabalhadores em educação estarão realizando uma assembleia para discutir a campanha salarial 2014 e avaliar as medidas que serão adotadas para o fechamento do acordo. A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, informou que os trabalhadores estão tentando de todas as formas negociar com o governo municipal para evitar a greve e paralisações, mas para isso é preciso que a lei seja cumprida, garantido o reajuste dos servidores e o pagamento do piso nacional dos professores.

Enilda Mendonça informou que a data base da categoria é janeiro de 2014 e a pauta da campanha salarial, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em educação, foi protocolada na Prefeitura de Ilhéus em dezembro do ano passado, mas até o momento o governo municipal não assinou o acordo. No ano passado os trabalhadores em educação realizaram uma greve de mais de 80 dias e como o governo municipal insistiu em não conceder a reposição salarial, os sindicatos decidiram ingressar na justiça para cobrar seus direitos. Em sua decisão, a juíza da Vara do Trabalho deu ganho de causa aos trabalhadores.