Jabes avalia desapropriar prédio abandonado do Hospital Santa Isabel


O antigo Hospital Santa Isabel tem sido depredado e servido de abrigo para pessoas em situação de exclusão social e usuário de drogas – Foto Gidelzo Silva
O antigo Hospital Santa Isabel tem sido depredado e servido de abrigo para pessoas em situação de exclusão social e usuário de drogas – Foto Gidelzo Silva

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, admitiu que está avaliando a possibilidade de desapropriar o prédio abandonado onde funcionou o Hospital e Maternidade Santa Isabel, situado na Avenida Oswaldo Cruz, no Bairro Cidade Nova. A declaração foi feita no programa Alerta Geral, apresentado pelo radialista Gil Gomes, da Rádio Santa Cruz, na terça-feira, dia 6.

Para Jabes Ribeiro, a atual situação do imóvel transformou-se em um problema social, pois o local tem sido depredado e servido de abrigo para pessoas em situação de exclusão social e usuários de drogas. “Inclusive os moradores vizinhos ao prédio já estão apelando para a Prefeitura interferir na situação”, ressalta o prefeito.

Conforme disse, existe a possibilidade de iniciar um processo de desapropriação  do prédio onde funcionou o Hospital e Maternidade  Santa Isabel, caso os proprietários não adotem rapidamente providências para dar uma finalidade ao imóvel que está em situação de abandono desde o fechamento da unidade hospitalar, por volta de 2005.

Caso se concretize o processo de desapropriação, o prefeito Jabes Ribeiro considera viável que as instalações do antigo hospital possam ser utilizadas para abrigar a sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e outros departamentos do setor que atualmente funcionam em imóveis alugados.

A iniciativa, segundo cálculos de técnicos da Prefeitura, pode gerar uma economia de aproximadamente R$ 65 mil mensais, valor gasto pela Sesau com a locação de imóveis. “Poderíamos reunir lá diversos setores da Saúde, inclusive o Samu, o Conselho Municipal de Saúde, a Farmácia Pública, o Centro de Atendimento Especializado, a Central de Regulação, entre outros”, acrescentou.