Sessão especial para tratar dos conflitos de terras no sul da Bahia, acontece dia 22 de maio, em Ilhéus


Vereador Cosme Araújo, autor da proposição, entre Dr. Mário Bunchaft e Luciene Moura, secretária geral da ASPAIUB.
Vereador Cosme Araújo, autor da proposição, entre Dr. Mário Bunchaft e Luciene Moura, secretária geral da ASPAIUB.

O vereador Cosme Araújo (PDT), protocolou nesta 2ª feira, 05/05, requerimento nº 076/2014 à Mesa diretora da Câmara Municipal de Ilhéus, solicitando realização de sessão especial, dia 22, em caráter de urgência para tratar dos conflitos de terras no sul da Bahia, em especial nas cidades de Una, Buerarema e Ilhéus, envolvendo pequenos agricultores e índios da tribo Tupinambás.

Para tanto, o propositor esteve se reunindo com a Associação dos pequenos produtores destas cidades, (Aspaiub), no último domingo, 04, no Sindicato Rural de Ilhéus, para avaliar situação real da problemática, invasões, demarcações, processo judiciais, assassinato do pequeno produtor Juracy Santana, e o risco de liberdade do líder indígena, Rosivaldo Ferreira, conhecido como cacique Babau, que vive sob a proteção da FUNAI e da irresponsabilidade do Cimi.

Na opinião do presidente da Associação dos Pequenos Agricultores, Abiel Silva, é mais que oportuna uma sessão especial no legislativo ilheense. “Somos gratos à intervenção e o apoio logístico e jurídico do vereador e advogado, Dr. Cosme Araújo”, salienta.

Para esta sessão especial serão convidados os prefeitos e vereadores das cidades de Una, Buerarema e São José da Vitória. Também o bispo diocesano de Ilhéus e Itabuna; representante da FUNAI, em Ilhéus; Ministério Público Estadual e Federal, Juiz Federal da Vara Única, em Ilhéus, o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, Deputado Marcelo Nilo, e o Presidente da FAEB, João Martins da Silva Junior.

Cosme Araújo também é autor de dois projetos importantíssimos e pertinentes de interesses da Associação dos Pequenos produtores, que tramitam na Comissão de Constituição e Justiça do legislativo ilheense.