Desmatamento no Vilela gera polêmica em rede social


A Foto da polêmica, feita da Sapetinga que mostra a terraplanagem no Vilela. Foto Shi Mario
A Foto da polêmica, feita da Sapetinga que mostra a terraplanagem no Vilela. Foto de Shi Mario Schneider

Uma das vistas mais bonitas de Ilhéus, da Sapetinga, ficou visualmente suja, depois que um morro no bairro Teotônio Vilela foi cortado e terraplanado. Os apreciadores da vista e ambientalistas denunciaram em redes sociais gerando uma grande discussão.

Até mesmo membro do Condema – Conselho de Meio Ambiente de Ilhéus, não soube especificar o que realmente vai ser construído no local do desmatamento.

Segundo Marco Lessa, membro do Condema, e da associação de moradores do Teotônio Vilela, no local vai ser construído um condomínio particular de uma grande construtora de Ilhéus.

Foto apresentada no processo do Condema. O Morro antes de ser terraplanado. ( Arquivo de José Nazal)
Foto apresentada no processo do Condema. O Morro antes de ser terraplanado. ( Arquivo de José Nazal)

Já o fotografo José Nazal, que também é membro do conselho e acompanha de perto a mudança visual da cidade por meio de fotografias aéreas, afirmou que o empreendimento é mais uma unidade Minha Casa Minha Vida, programa federal, onde o projeto foi aprovado urbanística e ambientalmente pelo Condema, em agosto de 2013.

“Cabe agora à PMI acompanhar a implantação para que não seja modificado. A proibição de construção em morros (área de APP) ocorre nos trechos a partir de 45º. Como foi apresentado o projeto, está legal. Cabe agora o acompanhamento e cumprimento das condicionantes”, salientou José Nazal em seu comentário no Facebook.

Mas a polêmica está longe de um fim. Mesmo com o esclarecimento que será uma unidade do programa Minha Casa Minha vida, muitos internautas afirmam que no local foi cometido crime ambiental e pedem explicações a prefeitura municipal de Ilhéus e ao Condema.