Região Cacaueira está sem o 190 da polícia


A unidade atende a 36 municípios da região, com um efetivo de 16 atendentes.
A unidade atende a 36 municípios da região, com um efetivo de 16 atendentes.

Funcionários terceirizados do Centro Integrado de Comunicação (CICOM) de Itabuna, Bahia, entraram em greve, devido ao atraso nos salários.

Os funcionários já vinham ameaçando a greve ao menos três meses, quando acusaram o Grupo Fort, responsável pelo pagamento, de não está cumprindo com suas obrigações.

exclusivo“Hoje chegamos aqui e encontramos tudo vazio, e a informação de cima é que nenhum policial atenda as ligações”, afirmou a fonte.

Qualquer cidadão da região coberta pelo Cicom, que procurar ajuda do 190, não terá êxito neste sábado. A Redação do Blog Agravo tentou por cinco vezes entrar em contato pelo 190, sem sucesso.

Segundo a fonte do Cicom, o Centro Integrado de Comunicação de Itabuna não vem funcionando como deveria, já que muitos cidadãos de outros municípios atendidos pelo sistema, não conseguem manter contato, dificultando a polícia de atender as ligações de emergência.

O CICOM é um serviço terceirizado para a Polícia Militar, onde há várias call center, ou centrais de chamadas, atendendo ligações do 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).

A partir do Cicom, as ligações de emergência são disparadas pelo operador para as viaturas que estão na rua. Com isso, as ocorrências passam a ser atendidas.

Vale lembrar que a central do 190 de Ilhéus e outras cidades, foram relocadas para Cicom de Itabuna, pela secretaria de segurança pública da Bahia.

Publicado originalmente em 26 de abril de 2014 às 11:58