Encontra-se em Ilhéus caravana que traz a história do Padre Cícero


A Caravana do Meu Padim chegou a Ilhéus na quarta-feira, dia 23, e busca divulgar a vida do Padre Cícero, através de objetos pessoais, vídeos e documentários expostos no museu móvel que está localizado na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião. O projeto ficará no município até o domingo, dia 27, e desde o dia 25, quando saiu de Juazeiro do Norte, já passou por locais como São Paulo, Aparecida do Norte, Canção Nova, Rio de Janeiro. Salvador a princípio é o próximo destino.

No museu móvel, é possível encontrar cerca de 60 relíquias do padre, incluindo objetos pessoais, documentos e móveis, a exemplo do título de eleitor, atestado de óbito da mãe, oratório da casa em que residia e artifícios de celebração. A ilheense Ângela Gila comenta sobre a importância da caravana para a população: “é uma contribuição para a formação cultural dos moradores e dos turistas, nos traz maior conhecimento sobre Padre Cícero, uma grande personagem nordestino”.

Cerca de 60 relíquias de um dos símbolos religiosos do nordeste estão expostas no museu móvel instalado na Praça Dom Eduardo, até o próximo domingo, dia 27.
Cerca de 60 relíquias de um dos símbolos religiosos do nordeste estão expostas no museu móvel instalado na Praça Dom Eduardo, até o próximo domingo, dia 27.

Segundo o jornalista e coordenador do programa, Marcelo Fraga, o projeto busca ampliar o conhecimento das pessoas sobre a história do Padre Cícero. “Nosso objetivo é divulgar Juazeiro do Norte, o Padre Cícero, que independente de ser santo ou não, foi um homem a frente do tempo, tendo em vista que ele falou de economia, meio ambiente, desenvolvimento, industrialização, comércio, e hoje é tido pelos nordestinos como um santo”, informa.

“O Padre Cícero deve ser estudado e conhecido, é esse o nosso objetivo, além de divulgar o turismo religioso que tem em Juazeiro do Norte e ampliar essas fronteiras”, conclui Fraga.

Reabilitação do Padre Cícero – O coordenador informa também que outro objetivo é coletar assinaturas para encaminhar ao Papa Francisco, em Roma, pedindo a reabilitação do Padre Cícero, este que por, conta do envolvimento com a política, foi afastado das funções sacerdotais ainda em vida, o que não impede de ser considerado santo, principalmente devido ao milagre da beata Maria de Araújo em que a hóstia se transformava em sangue em sua boca, o que foi entendido como milagre não reconhecido pela igreja.