Trabalhadores em educação de Ilhéus retornam às atividades nesta 6ª feira


A assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores.
A assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores.

As aulas do ano letivo de 2014 na rede municipal de Ilhéus serão iniciadas nesta sexta-feira (25), caso as unidades de ensino ofereçam condições de trabalho. Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, na Câmara de Vereadores, os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus decidiram iniciar o ano letivo e já anunciaram a paralisação de advertência nos dias 08 e 09 de maio, caso não tenha sido assinado o acordo de campanha salarial 2014.

A categoria também estará realizando um ato público na noite do próximo dia 30 de abril, com show na praça. Os trabalhadores decidiram ainda em assembleia que estarão realizando uma reunião com os pais de alunos, como forma de mostrar à comunidade a realidade das escolas da rede municipal, a falta de condições de trabalho e o descaso do governo municipal com a educação em Ilhéus.

Na semana passada os trabalhadores em educação decidiram realizar uma paralisação de advertência de três dias, em sinal de protesto pelo fato do governo municipal não ter assinado o acordo de campanha salarial 2014 que prevê, dentre outros pontos, o pagamento do piso nacional dos professores e o reajuste salarial dos demais trabalhadores. Os trabalhadores aguardavam que nesse período o governo municipal viesse a apresentar uma proposta para a categoria, o que não aconteceu.

 A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, informou que a data base da categoria é janeiro de 2014 e pauta da campanha salarial, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores em educação, foi protocolada na Prefeitura de Ilhéus em dezembro do ano passado, mas até o momento o governo municipal não assinou o acordo. Enilda Mendonça informou que os trabalhadores estão tentando de todas as formas negociar com o governo municipal para que a lei seja cumprida e seja assim garantido o reajuste dos servidores e o pagamento do piso nacional dos professores.