Suspeito de matar agricultor, Cacique Babau se entrega à Polícia Federal


O cacique Babau Tupinambá compareceu à Câmara dos Deputados antes de se apresentar à Polícia Federal em Brasília Antono Cruz/Agência Brasil
O cacique Babau Tupinambá compareceu à Câmara dos Deputados antes de se apresentar à Polícia Federal em Brasília Antono Cruz/Agência Brasil

O índio Rosivaldo Ferreira da Silva, conhecido como cacique Babau Tupinambá, um dos líderes do movimento indígena do sul da Bahia, se apresentou hoje (24) à sede da Polícia Federal, em Brasília. O cacique é acusado de participação no assassinado do agricultor Juraci Santana, 44 anos, em fevereiro passado.

Na ocasião, foi cumprido mandado de prisão temporária expedido pelo Juiz da Vara Criminal da Comarca de Una/BA, datado de 20/02/2014. O referido mandado judicial foi emitido a partir de representação da Delegacia de Polícia Civil da mesma cidade pelo crime de homicídio qualificado.

“Estou me apresentando. Não estou fugindo. A gente tem que enfrentar a guerra. Quero cumprir a prisão em Brasília porque no presídio de Una vão me matar”, disse o cacique ao G1. “Eu sei que a perseguição contra mim é porque falo claramente, coloco o dedo na ferida”, acrescentou o cacique à Agência Brasil.

Segundo a PF, em atenção à legislação pertinente, o preso permanecerá em cela separada e deverá ser encaminhado a uma unidade prisional ainda a ser definida.